Osga

Este belo espécimen parece-nos que terá vivido connosco durante o último Inverno. Não se assustem, já decidiu deixar-nos, embora me pareça que se terá arrependido pois não nos larga a janela! O Manuel adorou-a a fartou-se de lhe por o dedo em cima, do lado de cá da janela, e ela não me pareceu minimamente incomodada. Certamente estará habituada a ouvi-lo e vê-lo passar, afinal foi a nossa osguinha de estimação durante quase um ano!

Ok, não tenho bem a certeza de que tenhamos partilhado a casa com ela durante o Inverno, mas tudo indica que sim. 

No ano passado, talvez no princípio do Outono, estávamos eu e o B sentados na sala a ver televisão quando vimos um réptil passar rapidamente à nossa frente. Saiu de debaixo do nosso sofá e correu para o móvel da televisão. Na altura deslocámos o móvel, procurámos, procurámos e não encontrámos nada. Tinha quase a certeza que seria uma osga, mas como a minha grande amiga bióloga já me tinha dito que o fato de se dizer que as osgas são venenosas é apenas um mito rural, acabei por me esquecer. Nunca mais me lembrei do dito animal até que numa tarde de fim de Primavera o meu pai a viu na minha janela, mas do lado de dentro! Percebi logo quem ela era e apesar de a querer fora de casa não quis nem por nada vê-la morta, afinal tinha-se portado tão bem durante o Inverno (percebi agora que deve ter hibernado)! Bem, ela voltou a fugir e nunca mais ninguém a viu. Até hoje, hoje de manhã apareceu do lado de fora da janela e eu acho que ela gostaria de voltar a entrar. Mas na verdade acho que a nossa amiga osga precisa de ser independente e de se fazer à vida! Foi "bom" enquanto durou mas está na hora de crescer e procurar a sua própria casa, não vos parece?!

5 comentários:

  1. A mim parece-me muito bem que vá à vidinha dela. Odeio osgas.

    ResponderEliminar
  2. O pior é se ela levou a família e essa não é a que tu pensas :)!

    Bjs

    COutono

    ResponderEliminar
  3. As ogas sao nossas amigas! Elas comem tracas e mosquitos e ainda por cima sao tao girinhas :)

    ResponderEliminar
  4. Como te queres enganar... A tua amiga osga terá, com certeza, adoptado o teu lar como seu lar... Os teus filhos já lhe devem dar comida e ela já deve brincar às escondidas com eles...
    Afinal de contas, se viveu convosco este Inverno, que mal vem ao mundo passar aí mais alguns...

    ResponderEliminar